segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Slut Shaming e Porque é Errado

Achei um vídeo ótimo na internet hoje. É uma menina de 14 anos, chamada Sarah. Ela mora no Canadá e tem um vloger no youtube. No dia 20 de agosto de 2011, quando ainda tinha 13 anos, ela fez um vídeo chamado "Slut Shaming and Why It's Wrong" (Slut Shaming e Por que é Errado). O negócio se tornou super viral na internet, ela foi citada em vários blogs feministas e já tem quase 600.000 visualizações. Para mim o principal motivo deste video ter se tornado tão grande, é por que foi um tapa na cara da sociedade, por que se uma menina de 13 anos consegue entender e explicar perfeitamente o que é Slut Shaming, mostrar o por que de ser errado e suas consequências para as mulheres, como as pessoas ainda não enxergam isso?  


A grande maioria das mulheres já sofreu e/ou praticou slut shaming, e ainda sofrem todos os dias, e a sociedade e a mídia contribuem imensamente para isso. Na mídia o comportamento e vestuário feminino está sempre sob constante análise, sob constante critica. Fala-se dos vestidos apertados, das saias curtas, das blusas decotadas, da calcinha que apareceu em uma cruzada de pernas, do número de namorados, da virgindade da mulher, etc. A Sandy ter insinuado que sexo anal pode ser prazeroso foi um escândalo nacional. 

Não está na hora de acordar e ver o quão errado é você se sentir no direito de respeitar ou desrespeitar uma mulher de acordo com o que ela se veste, com o que ela bebe, com o que ela fala, com quantos parceiros ela tem, enfim qualquer motivo. Todxs merecem respeito, independente de qualquer coisa. 


Enfim, achei a Sarah incrível, e a clareza e propriedade com que ela fala do slut shaming é simplesmente fantástica. Por isso transcrevi e traduzi para vocês o que ela fala no vídeo. 


Quem você está chamando de...? Meu corpo não é um insulto.
Slut Shaming e Porque é Errado?


(Transcrito e traduzido de "Slut Shaming and Why is Wrong") 

Primeiro, o que é slut shaming?
Slut shaming é o lamentável fenômeno em que as pessoas degradam ou ridicularizam uma mulher por que ela usa roupas apertadas ou reveladoras, gosta de sexo, faz muito sexo, ou por causa de algum rumor (fofocas) de que ela pratica atividades sexuais.

A mensagem que o slut shaming passa para as mulheres é que sexo é ruim, que ter relações sexuais com mais de uma pessoa é horrível e que todo mundo vai te odiar se você fizer sexo.

Esta mensagem (desculpem a linguagem) é uma merda.
Sim, eu tenho 13 anos e falei a palavra merda, sim eu tenho 13 anos e estou falando de slut shuming. Lide com isso.

Enfim, se você deu o seu consentimento, se você esta emocionalmente e fisicamente preparada para isso, se você usar proteção adequada e se sentir segura e confortável com o seu parceiro, então o sexo é bom. Não é da conta de ninguém a não ser você mesma com quantas pessoas você faz sexo ou com que freqüência você faz. Você não merece ser odiada por ser sexualmente ativa.
Hey, nós não devíamos fazer slut shaming, afinal, toda pessoal normal e saudável gosta de sexo.
E isso também contribui para a cultura de estupro/apoio a cultura de estupro. Cultura de estupro é uma cultura em que a violência sexual contra as mulheres é considerada comum e onde prevalece uma atitude que tolera a violência sexual. Slut shaming contribui com isso enviando a mensagem de que tudo bem estuprar “vadias”. Porque por fazer muito sexo ou usar roupas apertadas ou reveladoras de alguma forma elas estão “pedindo por isto”.

Estupro é causado por estupradores, misoginia, violência estrutural e tolerância institucional. Não pela roupa da mulher ou sua maquiagem, não pelo seu modo de falar ou seu modo de andar, não por ela beber, ou não ter sido cuidadosa o suficiente e certamente não por ela ser uma “vadia”.
Estar no comando das nossas vidas sexuais não significa que estamos nos abrindo para uma expectativa de violência, independentemente se fazemos sexo por trabalho ou por prazer.


Eu sou um cara que respeita às mulheres, e eu estou cansado de mulheres olhando para trás por cima dos ombros, quando elas me vêem em uma rua depois de anoitecer, assustadas por que alguns homens não conseguem agir como seres humanos.
Slut shaming tira o direito das mulheres de se expressarem sexualmente sem o medo de serem examinadas/julgadas por homens e mulheres e torna o corpo da mulher em um objeto. 

O que eu estou querendo dizer aqui é que slut shaming é errado em qualquer idade. Eu estou notando muitas garotas da minha idade começando a dizer (slut), e simplesmente me choca cada vez mais. Como elas podem usar esta linguagem ofensiva de maneira tão casual? É como se elas nem soubessem o significado de suas palavras, e este é o problema, elas não sabem.
Então se você está assistindo a isso (neste caso lendo) e conhece alguém que faz slut shaming passe este vídeo adiante. Eles podem aprender alguma coisa. Quero dizer, pode ser que não funcione, mas o quão incrível seria mudar a opinião mesmo que for só de uma pessoa. Ações simples podem ter grandes impactos.

Confira o vídeo em inglês:






4 comentários:

  1. só uma coisinha, moça: "toda pessoa normal e saudável gosta de sexo" parece ser super ofensivo pra pessoas assexuais. :(

    tirando isso, ótimo texto! :D

    ResponderExcluir
  2. Onde você conseguiu essa primeira foto (moça no chão coberta de insultos)? É licença aberta? gostaria de usar em meu artigo de tema similar!
    e ah, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Texto esclarecedor. Estou com vergonha de mim mesma. Eu já tinha receio de julgar forma de se vestir de alguém. Agora pior eu fiz ao julgar alguém jovem e inteligente por ter feito secxo com rapazes. Esta pessoa que me orientou a ler sobre isto. E eu estou muito envergonhada. Vou pedir desculpas. É o mínimo que posso fazer. Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Texto esclarecedor. Estou com vergonha de mim mesma. Eu já tinha receio de julgar forma de se vestir de alguém. Agora pior eu fiz ao julgar alguém jovem e inteligente por ter feito secxo com rapazes. Esta pessoa que me orientou a ler sobre isto. E eu estou muito envergonhada. Vou pedir desculpas. É o mínimo que posso fazer. Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir