segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Religião X Feminismo



Demorei a perceber o quanto a religião influenciava nossas vidas diárias, principalmente a de nós mulheres. Apenas quando tinha 12 anos foi quando essa realidade começou a me atingir. 

Fui passar minhas férias visitando meu pai no Espirito Santo, onde ele mora, foi quando tive uma das experiencias que mais me ensinou sobre as atitudes da religião quanto a mulher. Ficamos na casa da mãe da nova esposa do meu pai, onde ela morava com o marido dela e o filho mais novo. Após uns 10 dias na casa, fiquei sabendo que esta senhora apanhava frequentemente do marido, quando eles se deitavam ele dava chutes e socos nela. Ela já havia saído de casa várias vezes, mas havia voltado. Eu não entendia o porque. Com 12 anos ficava me perguntando como alguém podia ficar casada com uma pessoa que te bate todos os dias?



Meu pai deu um jeito de alugar uma casa, do outro lado da cidade, para ela poder literalmente fugir. Nos mudamos todos para lá enquanto ele estava no trabalho. Uns 15 dias depois vieram duas pessoas da igreja evangélica que ela frequentava, um casal. Eles ficaram conversando na sala, com todos presentes. Eu não estava prestando muita atenção pois estava jogando no computador, foi quando me dei conta de que eles estavam tentando convence-la a voltar para o marido. Falaram para ela que ele havia ido na igreja, que estava muito arrependido, que só chorava, que estava implorando para ela voltar para casa, que um casal é como duas folhas de papel coladas, que não pode separar. Que se ela se recusasse a voltar para ele após ele ter se arrependido que ela estaria cometendo um grande pecado, pois Deus diz que devemos perdoar, e casamento é para sempre, e etc. Fizeram lavagem cerebral com a senhora. No dia seguinte ela fez as malas e voltou para casa. 

Aquilo me chocou muito! Hoje mais de 10 anos depois, me lembro de tudo perfeitamente. De como eu achava tudo um absurdo sem tamanho. Ela havia apanhado dele, ela já tinha dado várias chances para ele! 
Como qualquer religião, qualquer Deus poderia considerar a separação deles um pecado?

Até hoje, sinto uma grande sensação de revolta toda vez que vejo alguma noticia de alguma instituição religiosa que quer interferir ou que interferiu nos direitos da população.
É deputado tentando passar lei para "bolsa-estupro", vereador tentando criar o "dia do orgulho hétero" e a igreja de todos os lados se manifestando igual louca contra o projeto de Lei que criminaliza a homofobia. E eu fico me perguntando porque:
Para que eles possam continuar destilando todo seu preconceito, ensinando crianças e adultos a serem também preconceituosos e intolerantes?
Para que a Igreja continue se metendo na vida de quem não é chamada?
Para que a Religião continue interferindo nos nossos direitos e nas nossas vidas e impondo suas vontades e suas leis para todos, independente de suas crenças?
Para que a Igreja e a Religião continuem no poder arrecadando milhares e milhares de reais todos os anos, para pagar o trono de ouro do papa ou construir uma igreja evangélica de 4 milhões de reais, e aterrorizando as pessoas que não "se comportarem" com o inferno?


A origem do patriarcado está enraizada nas origens da igreja. Por 2.000 anos os religiosos consideraram e ainda consideram a bíblia, (um livro escrito por homens e planejado por HOMENS no século III), como justificativa para seus repugnantes atos e preconceitos. Usam este livro até os dias atuais como desculpa para maridos baterem em suas esposas, para mulheres serem tratadas como objetos e serem inferiorizadas pela sociedade, para cometerem crimes de homofobia, enfim, para diversas ações inescrupulosas e que estão bem longe de serem ações aprovadas por Deus. 


Eu tentei ler a bíblia uma vez apenas, com 13 anos, após poucas páginas cheguei em uma parte onde dizia que a mulher menstruada ficava amaldiçoada durante a menstruação e 7 dias após ela, e quem tivesse relações com ela também ficaria amaldiçoado por não sei quantos dias. Fechei o livro na mesma hora e nunca mais encostei nele. 

Nós feministas não queremos que as igrejas e religiões fechem as portas. Não queremos que as pessoas deixem de ser religiosas e se tornem feministas. A opção é de cada um. Cada um acredita no que quiser. O que eu não aceito, não permito e luto fortemente contra, é o meu direito de ter a MINHA opção, de ter minha escolha, sem que sua opção, sem que suas crenças, sem que sua igreja interfira. 

Só quero que eu e que todos que vivem na nossa sociedade tenham a possibilidade de tomar suas próprias decisões, afinal as minhas escolhas só dizem respeito a mim e a mais ninguém. 

A religião e o patriarcado querem interferir com o que fazemos com nosso sistema reprodutor, com nossos corpos, com nossas vidas, com tudo. Eu não vou permitir. Você vai?



4 comentários:

  1. ''cheguei em uma parte onde dizia que a mulher menstruada ficava amaldiçoada durante a menstruação e 7 dias após ela, e quem tivesse relações com ela também ficaria amaldiçoado por não sei quantos dias.'' Concordo com muitas coisas que foram ditas, mas quando lemos a bíblia não podemos isolar o versículo, tem que olhar todo o contexto. Levítico foi escrito em Israel, e para a cultura deles a menstruação era sinal de impureza!

    ResponderExcluir