sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Thinspiration

"Chame de doença
Chame de loucura
Chame de obsessão
Eu não ligo,
Eu ainda chamo de perfeição"
Exemplo de imagem presente em sites pro-ana e pro-mia.
Com as campanhas pro-ana (a favor da anorexia) e pro-mia (a favor da bulimia) cada vez mais criticadas e condenadas, uma nova campanha chamada thinspiration (combinação das palavras magra + inspiração) está dominando as redes sociais. A louca busca pelo corpo ideal mata milhares de jovens mulheres todos os anos e enquanto isso os representantes governamentais continuam fechando os olhos para o problema.

Blogs e tumblrs de thinspiration são muito parecidos com sites pro-ana e pro-mia a mensagem que passam é praticamente a mesma. Faça tudo o que for preciso, mas fique magra. A diferença entre os sites pro-ana e pro-mia e os sites de thinspiration, é que o último trabalha principalmente através de imagens. 

Imagens essas geralmente de mulheres magérrimas, tão magras que os ossos da clavícula e os ossos do quadris ficam salientes. Essas mulheres são chamadas de thinspo, o ideal da magreza e da beleza feminina. 
Alguns sites e blogs de thinspiration se dizem claramente contra anorexia e bulimia, mas incentivam o mesmo comportamento. Pelas mensagens vistas nesses sites, é possível ver que a comida e a alimentação é enxergada de forma distorcida. Se você comer um doce, por exemplo, isso é considerado horrível. Como a imagem abaixo representa. 


"Você quer ossos do quadril ou pizza?
...uma espaço entre suas coxas ou bolo?
... clavículas ou doces?
...uma barriga lisa ou refrigerante?
Não desista da perfeição."
Exemplo de imagem presente em sites de thinspiration.
 Nem preciso dizer como isso é horrível, né?
Uma relação completamente destrutiva com seu corpo e sua alimentação.

Apesar de sermos animais supostamente inteligentes, temos uma mania incrível de reprimir a todo custo as funções corporais normais, principalmente às funções corporais femininas. 
O sexo, algo completamente normal e instintivo para o corpo foi e ainda é um tabu para muitos, sendo que o desejo sexual deve ser reprimido sempre. Tivemos programas de televisão ridicularizando e coibindo a amamentação em publico, que é uma das funções corporais mais primitivas e instintivas da mulher que se torna mãe. A menstruação completamente normal para todas as mulheres, é considerado algo sujo, nojento, que até evitamos comentar e falar o nome. 
E agora para completar a opressão feminina, a moda é coibir a alimentação. Tudo que você come ou bebe é meticulosamente analisado por revistas, programas de televisão, familiares e amigos. Reprimir e condenar, o ato natural de se alimentar, é a bola da vez, para o sistema continuar com seu firme controle da sociedade e, principalmente, da parcela feminina da população.


Mulheres são atacadas constantemente por uma mídia que passa a mensagem do ideal feminino, a mulher perfeita com o corpo perfeito e a personalidade perfeita. Com isso, temos atualmente alarmantes dados que insistimos em continuar ignorar. 
- É estimado que 8 milhões de americanos sofram de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, sendo que desses, 7 milhões são mulheres.
- Anorexia nervosa tem a mais alta taxa de mortalidade entre as doenças psiquiátricas  inclusive maior que as taxas de depressão grave.
- Apenas 1 em cada 10 pessoas com anorexia recebem tratamento.
- Sem tratamento, cerca de 20% (1,6 milhões de pessoas, somente nos EUA) das pessoas que apresentam distúrbios alimentares graves, morrem.
- É a terceira doença cronica mais comum entre adolescentes.
- 95% das pessoas que apresentam quadros clínicos de anorexia e bulimia têm entre 12 e 25 anos. 


O capitalismo se tornou um tornado imenso e sem controle, que destrói tudo em seu caminho sem pensar nas consequências. A mídia não se importa de matar milhares de jovens todos os anos, pois a indústria de dietas fatura 40 bilhões de dólares por ano! 

Para os interessados o dinheiro justifica os meios. Justifica ensinar para meninas de 2, 3 anos de idade que elas são princesinhas perfeitinhas e magrinhas, e que devem continuar assim. Justifica usar o photoshop em uma modelo já magra para tornar ela magérrima. Justifica usar gordxs como piada, e representa-los sempre como os ridículos, sem força de vontade e comilões viciados em junk food. 

E enquanto isso os representantes governamentais que poderiam fazer algo à respeito, como implantar leis mais rígidas para a industria de beleza e dietas e efetuar um controle sério do que é veiculado nas mídias, simplesmente fecham os olhos e enchem o bolso de dinheiro.

Enquanto isso campanhas como a thinspiration ganham força e seduzem milhares de jovens por representar o ideal que é imposto a eles. 

* Dados retirados das seguintes fontes: http://www.mirasol.net/eating-disorders/information/eating-disorder-statistics.php e http://www.state.sc.us/dmh/anorexia/statistics.htm

3 comentários:

  1. Eu odeio isso! eu odeio meu corpo, eu odeio me sentir mal por comer (não, eu não tenho bulimia nem anorexia), eu odeio o que eu penso ao ver uma gordx na rua, odeio o que penso ao ver uma garota com uma barriguinha na tv, eu odeio pensar nessas coisas, odeio ser só mais uma dessas garotas que foram seduzidas pelo desejo de se ter o corpo ideal! Eu odeio me odiar, eu odeio desejar um outro corpo, odeio querer ser gostosa, ter o corpo violão, aquele tão desejado cabelo liso... Eu odeio tudo isso... Tenho 14 anos e eu me odeio...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir