![]() |
"Chame de doença Chame de loucura Chame de obsessão Eu não ligo, Eu ainda chamo de perfeição" Exemplo de imagem presente em sites pro-ana e pro-mia. |
Blogs e tumblrs de thinspiration são muito parecidos com sites pro-ana e pro-mia a mensagem que passam é praticamente a mesma. Faça tudo o que for preciso, mas fique magra. A diferença entre os sites pro-ana e pro-mia e os sites de thinspiration, é que o último trabalha principalmente através de imagens.
Imagens essas geralmente de mulheres magérrimas, tão magras que os ossos da clavícula e os ossos do quadris ficam salientes. Essas mulheres são chamadas de thinspo, o ideal da magreza e da beleza feminina.
Alguns sites e blogs de thinspiration se dizem claramente contra anorexia e bulimia, mas incentivam o mesmo comportamento. Pelas mensagens vistas nesses sites, é possível ver que a comida e a alimentação é enxergada de forma distorcida. Se você comer um doce, por exemplo, isso é considerado horrível. Como a imagem abaixo representa.

O sexo, algo completamente normal e instintivo para o corpo foi e ainda é um tabu para muitos, sendo que o desejo sexual deve ser reprimido sempre. Tivemos programas de televisão ridicularizando e coibindo a amamentação em publico, que é uma das funções corporais mais primitivas e instintivas da mulher que se torna mãe. A menstruação completamente normal para todas as mulheres, é considerado algo sujo, nojento, que até evitamos comentar e falar o nome.
E agora para completar a opressão feminina, a moda é coibir a alimentação. Tudo que você come ou bebe é meticulosamente analisado por revistas, programas de televisão, familiares e amigos. Reprimir e condenar, o ato natural de se alimentar, é a bola da vez, para o sistema continuar com seu firme controle da sociedade e, principalmente, da parcela feminina da população.
Mulheres são atacadas constantemente por uma mídia que passa a mensagem do ideal feminino, a mulher perfeita com o corpo perfeito e a personalidade perfeita. Com isso, temos atualmente alarmantes dados que insistimos em continuar ignorar.
- É estimado que 8 milhões de americanos sofram de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, sendo que desses, 7 milhões são mulheres.
- Anorexia nervosa tem a mais alta taxa de mortalidade entre as doenças psiquiátricas inclusive maior que as taxas de depressão grave.
- Apenas 1 em cada 10 pessoas com anorexia recebem tratamento.
- Sem tratamento, cerca de 20% (1,6 milhões de pessoas, somente nos EUA) das pessoas que apresentam distúrbios alimentares graves, morrem.
- É a terceira doença cronica mais comum entre adolescentes.
- 95% das pessoas que apresentam quadros clínicos de anorexia e bulimia têm entre 12 e 25 anos.
O capitalismo se tornou um tornado imenso e sem controle, que destrói tudo em seu caminho sem pensar nas consequências. A mídia não se importa de matar milhares de jovens todos os anos, pois a indústria de dietas fatura 40 bilhões de dólares por ano!
Para os interessados o dinheiro justifica os meios. Justifica ensinar para meninas de 2, 3 anos de idade que elas são princesinhas perfeitinhas e magrinhas, e que devem continuar assim. Justifica usar o photoshop em uma modelo já magra para tornar ela magérrima. Justifica usar gordxs como piada, e representa-los sempre como os ridículos, sem força de vontade e comilões viciados em junk food.
E enquanto isso os representantes governamentais que poderiam fazer algo à respeito, como implantar leis mais rígidas para a industria de beleza e dietas e efetuar um controle sério do que é veiculado nas mídias, simplesmente fecham os olhos e enchem o bolso de dinheiro.
Enquanto isso campanhas como a thinspiration ganham força e seduzem milhares de jovens por representar o ideal que é imposto a eles.
* Dados retirados das seguintes fontes: http://www.mirasol.net/eating-disorders/information/eating-disorder-statistics.php e http://www.state.sc.us/dmh/anorexia/statistics.htm